top of page
Marca da Rede Linhas

Daniel Macêdo e Flávio Valle coordenam edição da revista re.lato

Revista de Extensão do Departamento de Jornalismo da UFOP conta histórias do bairro Cabanas, em Mariana (MG).


Pensar a Região dos Inconfidentes a partir das práticas extensionistas tem sido uma marca da revista re.lato, produto jornalístico de circulação gratuita criada pelo Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto. Disponível em plataformas digitais e com previsão para publicação impressa no primeiro semestre de 2025, a segunda edição tomou a região do Cabanas, em Mariana/MG, como espacialidade em que se é possível ver e viver a cidade. 


“Quais histórias abrigam-se entre as ruas, as memórias e as vidas dos habitantes do Cabanas?”, questionava Daniel Macêdo, pesquisador da Rede Linhas e professor de Jornalismo da UFOP, em uma das aulas para produzir a segunda edição da revista re.lato. A dinâmica de composição da revista se caracteriza pela articulação das dinâmicas de ensino em que, através de disciplinas, ocorrem as etapas produtivas que viabilizarão sua criação e publicação. Com produção iniciada no semestre 2024.1, esta edição é resultado do percurso formativo nas disciplinas Tópicos em Redação Jornalística e Produtos e Processos Gráficos, contando com a edição das estudantes Niara Xavier e Gabriel Ferreira. 


Para mobilizar pautas sobre o Cabanas, as práticas de ensino se combinam com os percursos extensionistas do Projeto Olhares Comunitários que, desde 2023, atua na região com a promoção de oficinas para fortalecimento das competências fotográficas e das leituras de mundo realizadas por estudantes da educação básica. A iniciativa, coordenada pelo Prof. Flávio Valle, pesquisador da Rede Linhas, e mobilizada pelo Grupo de Pesquisa Cultura Fotográfica, orienta-se a mobilizar reflexões em torno das experiências cotidianas a partir das práticas criativas com imagens. 


A partir deste enlace entre ensino e extensão, o processo de composição e de apuração das pautas se dá em aliança entre graduandos em jornalismo e estudantes da Escola Estadual João Ramos Filho que, situada na região, é a única instituição pública de ensino médio nesta região de Mariana/MG. É destes encontros entre Universidade e Escola que esta edição se cria a partir do Cabanas, propondo uma narrativa sobre a cidade a partir de olhares e experiências periféricas. 


re.lato, v.2, n. 1, out. 2024

Coordenação: Daniel Macedo; Flávio Valle

Edição: Niara Xavier; Gabriel Ferreira

Produção: Departamento de Jornalismo da UFOP

コメント


bottom of page