Na segunda-feira (17), o hall do edifício Padre Avelar, no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, em Mariana, na região central de Minas, recebe a exposição fotográfica Olhares Comunitários, que reúne registros realizados por estudantes da Escola Estadual João Ramos Filho, em Mariana, e da Escola Desembargador Horácio Andrade, em Ouro Preto, que participaram de um percurso de oficinas no contexto do projeto extensão Olhares Comunitários, que, mantido pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), combina a produção fotográfica e um processo colaborativo de curadoria dessas imagens.

O evento também marca o lançamento da primeira edição do Foto-jor-nada, um catálogo de fotorreportagens e de ensaios artísticos produzido por estudantes da UFOP em parceria com agentes comunitários. Outra produção lançada é a versão impressa da Revista re.lato que, em sua segunda edição, envolve alunos da universidade e adolescentes residentes na região do Cabanas, tendo como foco as experiências na escola em que estudam e nos lugares em que vivem.
“A partir das experiências com fotografias, estudantes participantes apresentam seus modos de se relacionarem com o lugar em que vivem. Ao circularmos essas fotografias, contribuímos para ampliar as referências visuais dos bairros considerando as perspectivas de quem mora nele”, explica Flavio Valle, professor que coordena a iniciativa.
📸 Lançamento de produções fotográficas do grupo Cultura Fotográfica
abertura da Exposição Olhares Comunitários
lançamento da segunda edição da revista Re.Lato
lançamento da primeira edição do catálogo Foto-jor-nada.
📍 ICSA - UFOP (Rua do Catete, 166, Mariana - MG)
📅 17 de fevereiro, 17h00’
Realização: Cultura Fotográfica
Apoio: Linhas, CNPq, Fapemig, UFOP, PROEX, ICSA, DEJOR